Festas juninas: saiba a importância de uma boa alimentação para a saúde da pele

De acordo com a especialista, é importante ter uma alimentação balanceada durante esse festejo.

 

O São João é celebrado no dia 24 de junho, mas a festividade junina já iniciou nos primeiros dias do mês em muitas localidades brasileiras. Esse período, que é conhecido pela sua musicalidade singular e danças vibrantes, também se destaca por conta das comidas típicas, que ao serem consumidas em excesso, podem gerar complicações na pele.

 

Além de uma rotina de cuidados com produtos de qualidade para cuidar da nossa pele, a alimentação é um grande fator no aparecimento de acnes, manchas e ressecamento. Dessa forma, é de muita importância não ignorar o impacto negativo que uma má alimentação pode afetar nesse órgão, principalmente, em datas comemorativas marcadas pelo consumo de diversas guloseimas, como o São João.

 

De acordo com a nutricionista da Clínica Dermatológica Áurea, Nelciene Borges, essa época é marcada por diversos alimentos que podem afetar a saúde da pele, mas, em contrapartida, há outros produtos que são recomendados para serem consumidos, sendo os ricos em nutrientes.

‘’Antes de tudo, é importante não fazer o consumo excessivo de produtos com muito açúcar, sendo considerados pobres em nutrientes, os quais afetam diretamente na saúde da pele. A recomendação, de fato,  é aproveitar que esta época é uma época que produz muito alimento, como milho, frutas cítricas, tangerina, laranja, amendoim, e consumir. Porque quanto mais a gente utilizar esses alimentos na forma natural, ou seja, cozidos ou in natura, melhor’’, explica a profissional.

Outro ponto a ser abordado é como o consumo de álcool pode afetar esse órgão.

‘’O uso de bebida alcoólica faz parte da cultura do nosso país, mas é importante destacar o quanto o seu uso também pode afetar a saúde da pele, fazendo com ela reaja de maneira inesperada ao seu consumo,’’ explica Nelciene.

A nutricionista Nelciene Borges ressalta que o período de São João é uma época rica culturalmente em diversos aspectos, principalmente, pelos seus alimentos singulares. Mas, é importante fazer uma alimentação balanceada, podendo aproveitar as comidas típicas, além de alimentos nutritivos como: saladas, verduras e proteínas. ‘’Esse período é maravilhoso por conta da sua singularidade, sendo uma época que consumimos alimentos com muito açúcar: como bolo, canjica, licor, então é importante fazer uma alimentação balanceada, alternando alimentos típicos com o consumo de frutas, verduras, saladas e proteína. Deixando claro que o que faz mal, de fato, é o excesso’’, finaliza a nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *