O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou em armas nucleares, diante da ameaça americana. Nesta segunda (9), o presidente defendeu que o Brasil aumente sua capacidade de defesa.
Ele comentou que o Brasil desenvolva armamentos de dissuasão em meio às ameaças de invasão militar à nação. Segundo a Unicap, uma arma de dissuasão é um sistema militar (nuclear, convencional ou tecnológico) projetado para desencorajar um adversário de atacar, ameaçando com uma retaliação devastadora.
A fala foi realizada nesta segunda-feira (9), em visita de Estado do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, ao Palácio do Planalto. O comentário vem em meio ao crescimento das tensões internacionais depois de ataques dos Estados Unidos e Israel ao Irã.
Lula defende defesa própria do sul global
Dirigindo-se ao Presidente Ramaphosa, Lula falou que aqui, na América do Sul, nós nos colocamos como uma região de paz, ninguém tem bomba nuclear, bomba atômica, e os nossos drones são para agricultura, para fins de tecnologia e não para guerra.
“Então, nós pensamos em defesa como dissuasão, mas eu não sei se o companheiro Ramaphosa percebe que, se a gente não se preparar na questão de defesa, qualquer dia alguém invade a gente”, comentou Lula ao lado do presidente sul-africano.







