Trump é o primeiro presidente americano a ter seu próprio serviço de notícias, o Truth Social. A Hungria, sob Viktor Orbán, mostra como empresários amigos podem reforçar as notícias “oficiais”, seja por convicção ou pelo desejo de trocar cobertura favorável por vantagens comerciais
O X é propriedade de Elon Musk, que fez campanha para Trump. O TikTok deve ficar sob o controle de outros aliados do presidente americano, entre eles os Ellisons e os Murdochs. A compra da Paramount e, potencialmente, da Warner Bros Discovery por David Ellison também lhe daria controle sobre a CBS e a CNN.
Uma especialidade de Trump: intimidação e ameaças. O Wall Street Journal também foi processado por uma reportagem exclusiva sobre Trump e o criminoso sexual morto Jeffrey Epstein. O mesmo aconteceu com o Des Moines Register, por uma pesquisa realizada pouco antes das eleições de 2024, que mostrava Trump perdendo a votação em Iowa.
O Pentágono está restringindo a liberdade dos correspondentes de reportar, sob pena de perderem suas credenciais. A Disney foi atacada por Brendan Carr, chefe da Comissão Federal de Comunicações (FCC). Gostando do que viu, Trump sugeriu então que as redes de televisão que o criticam deveriam perder suas licenças.
Fonte: The Economist
OS ABSURDOS DE TRUMP CONTRA A CIÊNCIA
Descubra mais sobre jorgeroriz.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.