Com a vitória, republicano se torna o primeiro presidente da história a ser eleito após uma condenação criminal e um dos homens mais velhos a ocupar o cargo.
Donald Trump será o 47.º presidente dos Estados Unidos. O republicano volta a Casa Branca depois de ter conquistado o número necessário de 270 delegados no colégio eleitoral e ter derrotado a democrata Kamala Harris nas eleições de terça-feira, 5. Trump retorna à Casa Branca depois de quatro anos marcados por processos na Justiça que renderam a ele uma condenação criminal.
O republicano, que sobreviveu a uma tentativa de assassinato em julho, vai governar um país dividido e com severos desafios internos relacionados à imigração, transição energética, acesso ao sistema de saúde e dependência química.
O presidente Lula parabenizou Trump.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu Lulz na rede social X, o antigo Twitter.
o vice- presidente, Geraldo Alckmin desejou que a segunda gestão de Trump “seja um período de promoção da paz, do desenvolvimento econômico e social, e de ainda maior ampliação da parceria entre Brasil e EUA”.
Trump foi eleito com uma inesperada folga de 277 votos dos delegados contra 224 favoráveis a Kamala Harris.
Descubra mais sobre Jorge Roriz
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.