Deputado Paulo Bilynskyi agride jornalista

Abraji repudia intimidação de Paulo Bilynskyj a jornalista A Abraji repudia o episódio ocorrido nessa quarta-feira, 6 de agosto, em que o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) intimidou e chegou a agarrar pelo pescoço o jornalista Guga Noblat, do ICL Notícias, em plenos corredores da Câmara dos Deputados, em Brasília. É um comportamento inadmissível para qualquer cidadão e, mais ainda, para quem representa ou deveria representar a democracia no país. A Abraji se solidariza com o jornalista e reafirma que a liberdade de imprensa é um bem valioso que deve ser protegido por toda a sociedade. Não pode partir de um parlamentar, sobretudo na casa da democracia, ferir esse direito com intimidação e agressão. Diretoria da Abraji, 7 de agosto de 2025

 

Quero expressar minha total solidariedade ao jornalista Guga Noblat, agredido covardemente pelo deputado bolsonarista Paulo Bilynskyj durante um evento público. As imagens são inequívocas: o parlamentar partiu para a intimidação física, num gesto grotesco, autoritário e inaceitável contra um profissional da imprensa em pleno exercício de sua atividade. É grave. É criminoso. E não pode ficar impune. A extrema direita, que vive bradando slogans sobre liberdade de expressão, mostra mais uma vez que detesta a liberdade quando ela não serve aos seus próprios interesses. Atacam jornalistas, perseguem opositores, distorcem fatos e recorrem à violência para tentar silenciar vozes críticas. Essa escalada de agressões é incompatível com qualquer convívio democrático. O que vimos hoje não é apenas um ataque a um jornalista. É uma agressão à liberdade de imprensa, ao direito de divergir e à própria democracia. O Brasil precisa reagir com firmeza a esse tipo de conduta autoritária. Por isso, anuncio que apresentaremos uma representação ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para que sejam adotadas as medidas cabíveis contra o deputado Paulo Bilynskyj. Também cobrarei providências do Ministério Público, pois quem agride jornalistas agride o Estado de Direito. Não aceitaremos intimidações. Vamos à luta em defesa da democracia, da verdade e da liberdade de imprensa.

Deputado  Lindberg Farias

NOTA OFICIAL DO INSTITUTO CONHECIMENTO LIBERTA SOBRE AGRESSÃO DE GUGA NOBLAT PELO DEPUTADO PAULO BILYNSKYJ

O Instituto Conhecimento Liberta (ICL) vem a público manifestar sua total indignação e repulsa diante do comportamento violento, baixo e intimidatório do deputado federal Paulo Bilynskyj ocorrido durante um evento público no qual estava presente o jornalista do ICL, Guga Noblat.

Durante a ocasião, registrada em vídeo, o deputado partiu para a intimidação física contra nosso colega Noblat. Bilynskyj chegou ao ponto de se aproximar agressivamente de Noblat e agarrar sua nuca, em um gesto absolutamente violento e nunca visto na imprensa mundial.

Este comportamento não nos surpreende vindo do referido parlamentar.

Paulo Bilynskyj foi expulso da Polícia Civil de São Paulo por ter divulgado um vídeo com apologia ao estupro e ao racismo.

Bilynskyj ficou nacionalmente conhecido em 2020 pela briga que acabou na morte de sua ex-namorada. O então delegado foi baleado seis vezes pela então namorada, que teria cometido suicídio, segundo conclusão da investigação policial. A família dela, no entanto, contestou a versão, e fala em assassinato da filha. Esses fatos constam em registros públicos e foram alvo de investigações e denúncias jornalísticas rigorosas.

E mais: em um discurso na Câmara de Deputados em 2023, Bilynskyj homenageou seu bisavô, que lutou na Segunda Guerra Mundial em uma divisão nazista na Ucrânia.

O deputado não está apenas desrespeitando o Parlamento e a imprensa — está atentando contra as bases da democracia. O Instituto Conhecimento Liberta irá acionar o deputado Paulo Bilynskyj judicialmente em todas as esferas cabíveis, cíveis e criminais, além de pressionar o presidente da Câmara Hugo Motta para proceder a cassação de seu mandato.

O ICL não espera covardia da presidência da Casa neste momento.

Também informaremos formalmente o Ministério Público e as demais entidades de proteção à imprensa e à integridade de jornalistas, no Brasil e no mundo, para mostrar como a extrema direita age quando se trata de liberdade de imprensa e de expressão. Uma extrema direita que odeia a democracia enquanto se fantasia para o mundo como democrata.

Não aceitaremos intimidação.

Não aceitaremos violência como ferramenta de debate público.

O ICL não tem medo.

A agressão ao jornalista do ICL ocorreu em um contexto onde Paulo Bilynskyj e seus colegas da extrema direita bloqueiam os trabalhos da Câmara dos Deputados para “lutar pela liberdade de expressão”. A cena não poderia ser mais vil e nojenta. Bilynskyj não está ao lado da liberdade de informar; na prática, ele usa a força bruta, o constrangimento e a agressão como método para silenciar adversários e intimidar comunicadores, exatamente como faziam os comandantes de seu avô na Europa em guerra.

Leandro Demori

Diretor de Jornalismo


Descubra mais sobre jorgeroriz.com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre jorgeroriz.com

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading