Carla Perez acusada de racismo

A ex-dançarina Carla Perez fez sua última apresentação do tradicional bloco infantil, Pipoca/ Algodão Doce, em Salvador. Após o bloco, ela desceu até o público e subiu no ombro de um segurança negro. Nas Redes Sociais ela foi acusada de racismo e divulgou uma nota:

“Eu subi nos ombros do segurança para conseguir ter o contato físico e, portanto, estar mais próxima das minhas crianças, em momentos pontuais do percurso, devido a minha estatura.

Ela ainda disse que não justificava sua atitude ao pedir “desculpas de forma direta e sincera” após reconhecer o erro.

A imagem que ficou é dura, e eu reconheço isso. Ainda que a intenção tenha sido boa, a cena reproduz simbologias que nos atravessam enquanto sociedade. Remete a desigualdades históricas que estruturam o nosso país e que jamais podem ser naturalizadas. Nada justifica”

Carla também ressaltou a importância do carnaval de Salvador como espaço de protagonismo negro. “Ele é expressão de resistência, cultura e potência. Tenho consciência da responsabilidade histórica que isso carrega. Errei. Reconheço.” O comunicado foi encerrado com um novo pedido de desculpas: “E reafirmo meu compromisso inegociável de combater qualquer prática ou simbologia que reforce o racismo estrutural.”

O rosto do segurança mostra constrangimento. Seguranças.brancos ou negros não são burros de cargas ( os animais também não devem carregar peso) Não está nas suas funções carregar nas costas o peso do corpo da artista.

 

 

EM 15/02/2024, IVETE SANGALO FEZ O MESMO E NÃO FOI CHAMADA DE RACISTA.

Ao som de “We Are Carnaval”, mainha sentiu todo carinho, calor e alegria dos foliões e enquanto vivia isso tudo, era carregada pelo segurança Emanoel Santos, profissional que a artista fez questão de agradecer através de uma publicação nas redes sociais.

“Agora precisamos falar desse super Emanoel Santos que me carregou no meio dessa catarse. Gigante. Gratidão”, escreveu a voz de “Macetando” ao compartilhar um vídeo sendo carregada por seu Emanoel.

Foto de Rafa Mattei.(Bahia.ba)